IPATINGA – Por volta das 15h04 de ontem (18/04), militares da sala de operações do 14° Batalhão (COPOM) receberam denúncias anônimas que nos fundos de uma casa situada na Rua Colônia, nº 878, bairro Bethânia, em Ipatinga, um suspeito conhecido por José Carlos Ferreira de 57 anos, havia sido visto escondendo uma mochila em um amontoado de areia debaixo de um pé de laranja, que possivelmente poderia conter drogas.
Diante das informações, o Coordenador de Policiamento da Unidade e Comando Tático desencadeou uma operação logrando êxito em localizar todo o material e ainda explosivos que se encontravam enterrado no quintal da casa, sendo apreendidos onze encartuchados de 250 gramas cada de emulsão explosiva à base de nitrato de amônia, detonador, oito papelotes de cocaína, celular e quatro velas de parafina.
Foi acionado o BOPE, que repassou as orientações devidas até a chegada do efetivo especializado para o recolhimento dos explosivos. Foi realizado isolamento do perímetro do local e esvaziadas as residências vizinhas. O Esquadrão Antibombas realizou o processo de dessensibilização do material e verificou que se tratava de onze bisnagas, de 250 gramas cada, de emulsões explosivas à base de nitrato de amônia, com um detonador em uma delas, e simuladores de detonadores em outras, feitas com fios de telefone.
Todas as emulsões estavam com os números de rastreabilidade ilegíveis. O Esquadrão Antibombas conduziu o material para um local seguro e realizou o teste de eficiência através da detonação de parte do material e constatou ser explosivo. O material foi eliminado, uma vez que, após a perícia técnica realizar os trabalhos de praxe, não havia local seguro para acondicionar o material.
José Carlos Ferreira, 57 anos, foi preso e conduzido à Delegacia de plantão com os materiais apreendidos.