Durante a tarde desta quarta-feira o vereador de Santa Bárbara do Leste, Wiliam Faria, esteve na sede delegacia regional de Polícia Civil para prestar depoimento. No último domingo, o parlamentar apareceu em um vídeo abrindo um caixão com um facão para mostrar que um idoso não teria morrido por Covid-19. O vídeo foi divulgado na página do Facebook do vereador e ganhou grande repercussão. A urna estava lacrada e o corpo dentro de um saco sanitário, como prevê o protocolo sanitário de casos suspeitos ou confirmados de Covid.
Diante do fato, a PC instaurou um inquérito policial para apurar o caso. Após o depoimento nesta tarde,Wiliam preferiu não falar a com imprensa, mas o advogado dele, Alexsandro Victor, conversou com a nossa reportagem.
No vídeo divulgado, Wiliam chegou a mencionar que na declaração de óbito constava como causa morte insuficiência respiratória e não mencionava ‘’Covid-19’’.
Segundo o Casu, o paciente morreu com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e com sintomas de Covid-19. O idoso deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga no último sábado (24) à noite. Na sequência, foi transferido para o hospital e, poucas horas depois, morreu.
De acordo com a família do idoso, ele fez o teste rápido e deu negativo. O paciente ainda fez um segundo teste, o PCR, cujo resultado ainda não foi divulgado. Por ser diagnosticado com suspeita de Covid-19, o corpo do idoso foi levado para a funerária, onde o caixão foi lacrado, e depois encaminhado ao cemitério. Segundo o advogado de Wiliam, as autoridades precisam mudar o protocolo quanto aos casos de Covid.
O Partido dos Trabalhadores (PT), cujo William é filiado, chegou a afastá-lo diante do fato. Alexsandro acredita que esta medida foi precipitada.
TV Super Canal – parceira do Plantão Policial