O Ministério Público e a Polícia Civil estão apurando denúncias de irregularidades no setor de vistoria da primeira Delegacia Regional de Ipatinga, foi instaurado Inquérito Policial pelo núcleo correcional do 12º Departamento da PCMG.
O Ministério Público, por meio do promotor de justiça Dr. Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, ofereceu denúncia contra todos os envolvidos (09 nove pessoas), nesta segunda-feira (17/10), pelos crimes de falsidade ideológica (art. 299), corrupção ativa (art. 317) e corrupção passiva (art. 333), todos do CPB.O relatório da Autoridade Policial e a denúncia do Ministério Público constam que alguns despachantes de Ipatinga, entre os anos de 2018 a início de 2021, realizavam pagamentos de vantagens ilícitas a servidores públicos no setor de vistoria, para que aprovassem vistorias fraudulentas de diversos veículos.
Em algumas situações, os veículos não eram levados ao setor de vistorias, sendo realizados pelos próprios despachantes, que pagavam aos vistoriadores para assinarem.
A P C, por meio do chefe de Departamento, Delegado Gilmaro Alves, informa que todos os vistoriadores já foram afastados de forma administrativa do setor de trânsito, tendo todas suas senhas suspensas.