AÇUCENA – Militares do Meio Ambiente receberam denúncia de que um homem na cidade de Açucena estaria mantendo em cativeiro uma cobra Jiboia e, utilizava o animal para ameaçar a esposa de enforcamento, uma equipe da PM de meio ambiente, realizou diligências, conseguindo realizar a apreensão do animal, que se encontrava em cativeiro de forma irregular na residência do autor.
O animal é produto de crime de tráfico de animais silvestres e teria sido adquirido pela internet, de forma clandestina, recebendo o animal através do serviço de Sedex dos correios pela quantia de R$ 800,00 (oitocentos reais).
O autor estaria viajando para fora da cidade e não estava presente no momento da fiscalização, mas responderá pelo crime de cativeiro ilegal de animais silvestres e, ainda, foi autuado em uma multa administrativa no valor de R$ 17.377,30 (dezessete mil e trezentos e setenta e sete reais e trinta centavos).
O animal foi destinado para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após avaliação e tratamento de profissionais habilitados, será reintroduzido no seu habitat natural.
A PM de Meio Ambiente ressaltou que a venda e aquisição de animais silvestres sem a autorização do órgão ambiental é crime e está sujeita a multa, para se adquirir animais silvestres de forma legal, deve-se procurar criadores devidamente cadastrados e licenciados no órgão ambiental competente e, deve se atentar sempre o comprador, a criminosos mal intencionados que realizam a venda de maneira irregular com documentos e notas fiscais falsas.