Um temporal com vento forte atingiu o Vale do Aço e causou estragos, na noite desta segunda-feira (25), em Ipatinga. Segundo a Defesa Civil, o vento derrubou postes, árvores e telhados na cidade (veja fotos na galeria no fim da reportagem). Vários bairros ficaram sem energia elétrica. Ninguém se feriu.
Ainda segundo o órgão municipal, os moradores foram pegos de surpresa porque não havia previsão de chuva para esta data. Mas o temporal, com 20 milímetros de chuva e com duração aproximada de apenas 30 minutos, foi o suficiente para causar vários transtornos.
Árvores foram arrancadas pela raiz, postes caíram, e telhados foram levados pelo vento. Ruas e rodovias ficaram interditadas para a retirada de árvores na manhã desta terça-feira (26).
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o corte de árvores que bloquearam o trânsito em vários ponto do município, entre eles o perímetro o urbano da BR-381, no Centro; as avenidas Japão e Kiyoshi Tsunawaki, no bairro Cariru; a rua Pérola, no bairro Iguaçu e um trecho da BR-381, próximo a Usiminas.
A Cemig informou que cerca de 90 ocorrências de falta de energia foram registradas na cidade em consequência do temporal. Vários fios foram partidos, além de equipamentos e estruturas que sofreram danos.
A concessionária disse ainda que trabalhadores de várias regiões do estado foram mobilizados para apoiar o atendimento, e que cerca de 150 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, trabalhavam na normalização do fornecimento da eletricidade.
A região central de Ipatinga foi a mais afetada, com queda de árvores na Praça 1º de Maio e no quarteirão que abriga o Fórum de Ipatinga, entre outras regiões.
Na avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, foi preciso fazer um desvio por cima da área gramada para que o trânsito não fosse totalmente interrompido.
Temporal causa transtornos em Ipatinga.
Informações do G1