Tribunal do Júri da Comarca de Caratinga condena autor de homicídios consumados e tentados a 38 anos de reclusão

0
1296

Os crimes aconteceram em São Sebastião do Batatal, em Ubaporanga, no dia 10 de janeiro de 2023. Dionísio foi levado ao Tribunal do Júri nesta terça-feira (23/07)

Dionísio Marcelino, 52 anos, foi condenado nesta terça-feira (23/07), pelo Tribunal do Júri, em Caratinga, a 38 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelos homicídios de Maria Lúcia Pereira Coelho, 58 anos, e Geralda da Costa Lourenço, 60 anos, e por duas tentativas de homicídio. O crime brutal, que deixou apreensivos moradores de Ubaporanga e cidades vizinhas, foi registrado no dia 10 de janeiro de 2023, em São Sebastião do Batatal, distrito de Ubaporanga.

O Promotor de Justiça a frente do caso, Dr. Henry Vagner Vasconcelos de Castro, em conversa com a equipe de jornalismo do Super Canal, explicou que Dionísio foi condenado por dois homicídios consumados, sendo um duplamente qualificado e o outro qualificado e por duas tentativas simples de homicídio.

“Um grande desafio da Promotoria de Justiça hoje, considerando que nós tínhamos um autor confesso com relação a maior parte dos crimes, foi demonstrar especialmente a futilidade de cada um dos homicídios consumados. A primeira vítima, dona Maria Lúcia, foi assassinada por uma motivação absolutamente banal, exatamente porque ela estava não a falar mal, mas a falar bem do filho do acusado, intervindo em uma conversa em que ele, o acusado, estava a vilipendiar a imagem do próprio filho, genro dessa vítima. E ainda a motivação frívola pela qual ele matou a segunda vítima, dona Geralda, exatamente porque ela, tendo esfregado um pedaço de queijo na boca por ele, recusou-se a aderir tal grosseria e negou-se a ingerir a peça de queijo. E ainda, um grande esforço para afastar uma tese defensiva que nós sabíamos que seria sustentada em plenário, na diretriz de que o acusado teria agido como agiu, de forma tão brutal naquele 10 de janeiro de 2023, porque ele estaria com a capacidade mental relativizada, fragilizada. O acusado foi condenado por dois homicídios consumados, um deles duplamente qualificado e o outro qualificado, por duas tentativas de homicídios simples e ainda pelo porte ilegal da arma de fogo.” Relatou o promotor.

O promotor salienta que a condenação foi uma resposta à altura frente a gravidade dos fatos.
“Uma resposta à altura da gravidade dos fatos e uma demonstração para as comunidades rurais, especialmente aquelas que nós sabemos que são comunidades onde a violência ainda é uma ferramenta de solução dos conflitos comunitários, no sentido de que não é compensatória.” Destacou o promotor.

Ao final do julgamento, Dionísio foi encaminhado ao presídio de Caratinga pela equipe da Polícia Penal. Nossa equipe conversou com o advogado de defesa, Dr. Anderson Parreira, sendo informado que foi interposto recurso.

Dionísio foi preso 48h após cometer o crime. Após um trabalho preciso realizado pelas Polícias Militar e Civil, no dia 12 de janeiro de 2023, ele foi localizado e preso no Córrego Volta Grande, em Imbé de Minas. A época, o autor alegou que havia abandonado o veículo utilizado por ele para o cometimento dos crimes, ficando escondido em uma mata. A arma de fogo usada por ele nos homicídios e nas tentativas de homicídios foi apreendida pelas equipes.

A época, Dionísio foi classificado pelas equipes que estiveram à frente do caso como sendo uma pessoa fria, não demonstrando nenhum tipo de arrependimento.

informações da TV Super Canal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui