Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais resultou na apreensão de drogas, armas de fogo, coletes balísticos, munições e veículos, além da prisão de um homem e da apreensão de dois adolescentes. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 10 de julho de 2025, nas cidades de Caratinga e Ubaporanga. Denominada Força Bruta, a operação envolveu a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caratinga (PCMG) e o 62º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), com o apoio de militares do 11º BPM. A operação teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão, bem como de internação de adolescentes infratores, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Caratinga. As ordens judiciais são parte de uma investigação que apura um homicídio qualificado ocorrido no dia 31 de maio de 2025, na Rua Francisco Vitor de Assis, bairro Esplanada.Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória.
Durante as diligências, em uma residência localizada na Rua Padre Raul Mota, bairro Nossa Senhora Aparecida, foi apreendido um adolescente de 17 anos, com extensa ficha por atos infracionais análogos a diversos crimes. No imóvel, os policiais também encontraram grande quantidade de maconha, uma balança de precisão, um revólver calibre .38 municiado e um colete balístico.
Em outro endereço, na Rua Professor Olinto, no mesmo bairro, foram apreendidos: grande quantidade de cocaína, um tablete de maconha, pinos de cocaína, munições calibre .38 e outro colete balístico. Um homem de 43 anos, com passagens por tráfico de drogas e outros delitos, foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, duas motocicletas com registro de furto/roubo foram recuperadas, e um veículo Range Rover Evoque, de cor branca utilizado em crime de homicídio foi recolhido pelas equipes.As medidas cautelares cumpridas foram solicitadas pela Polícia Civil com base em informações repassadas pela Polícia Militar. As ações foram autorizadas pelo Poder Judiciário e executadas com êxito, evidenciando a forte integração entre as forças de segurança pública no combate à criminalidade.
A operação contou ainda com o apoio de cães farejadores da ROCCA do 11º BPM, reforçando a eficácia das ações no enfrentamento ao crime organizado.Os envolvidos foram encaminhados aos sistemas prisional e socioeducativo, onde permanecem à disposição da Justiça.
O nome da operação — “Força Bruta” — simboliza a atuação firme e coordenada das instituições de segurança pública no enfrentamento à violência e às organizações criminosas.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 62º BPM


