Militares do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Ipatinga, participam de treinamento de preparação para atuação em ocorrências do período chuvoso típicas de soterramentos, desabamentos, enchentes e inundações na Região do 5º COB

0
391

No período entre 25 a 27 de novembro de 2020, militares do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Ipatinga, participam do TREINAMENTO DE PREPARAÇÃO PARA ATUAÇÃO EM OCORRÊNCIAS DO PERÍODO CHUVOSO ministrado pelo BEMAD, através da Companhia de Busca e Salvamento (CBS) e realizado no 5º COB/6º BBM/ PEMAD Governador Valadares.

Em Minas Gerais o período de outubro a abril é caracterizado por chuvas significativas, sendo este denominado “Estação Chuvosa”. No histórico das precipitações climatológicas do Estado de Minas Gerais, nota-se que a estação chuvosa se inicia no mês de outubro, onde se verifica que os meses de dezembro e janeiro são os que apresentam maiores índices pluviométricos.

Essas chuvas são causadas devido à passagem de frentes frias pelo litoral da região Sudeste do país. Em algumas ocasiões, a atuação desses sistemas pode provocar volumes significativos de chuvas, fortes rajadas de vento causando transtornos à população, como queda de árvores, danificação da rede elétrica e alagamentos.

A partir do mês de outubro, o aquecimento diurno também favorece a ocorrência de pancadas de chuvas no fim da tarde. Na área do 5º COB, as regiões dos Territórios do Caparaó, Vale do Aço e Vale do Rio Doce apresentam os maiores volumes de chuva. Atuando de maneira preventiva e visando a preparação para os efeitos decorrentes das chuvas, tais como: inundações, escorregamentos, alagamentos, dentre outros, durante o período chuvoso 2020/2021, o CBMMG pretende apoiar mais efetivamente os municípios de forma atuar com eficiência durante os desastres relacionados às precipitações hídricas.

O Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (BEMAD) é a unidade especializada responsável pelos atendimentos de ocorrências de alta complexidade envolvendo ações de busca e salvamento, produtos perigosos, incêndios florestais e utilização de cães nos diversos tipos de ocorrências no CBMMG.

Considerando a proximidade do período chuvoso, a incidência de ocorrências de deslizamentos, desabamentos, soterramentos, inundações aumentam consideravelmente, trazendo diversos danos materiais e humanos para a população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui