O fim do ano se aproxima e com isso, inicia-se, o período de campanhas comerciais para festividades natalinas. No corrente ano, em particular, foram antecipadas por causa da Pandemia de COVID-19, para evitar aglomerações e garantir a segurança dos consumidores. Nos últimos dias do mês de Novembro e, em especial, no mês de Dezembro, verifica-se um expressivo aumento na circulação de pessoas no comércio em geral, que incide na gestão financeira, com impactos e reflexos, também, na área de segurança pública.
Diante desta perspectiva, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou, em todo o Estado, a Operação Natalina 2020, com estratégias de prevenção aos crimes contra o patrimônio, modalidade criminosa estimulada pelo aquecimento do comércio varejista e aumento de circulação de pessoas, em razão das festas de final de ano.
Nesta quinta-feira (26/11), na Praça da Estação, ao lado do terminal rodoviário, ocorreu o lançamento oficial da Operação na área do 58º BPM. Vale ressaltar, que o lançamento oficial ocorreu em Coronel Fabriciano, entretanto, a Operação iniciou, simultaneamente, em Timóteo, Jaguaraçu, Antônio Dias e Marliéria, cidades que compõem a área da Unidade.
O Comandante do Batalhão, Major PM Maiquel Vecce dos Santos, em coletiva à imprensa, mencionou quanto à importância da Operação, além de citar quanto a essencial participação da comunidade, a qual pode participar da segurança pública de diversas formas, dentre estas, adotando medidas de autoproteção, tais como: evitar a exposição de aparelhos celulares nas ruas, não sair com número expressivo de dinheiro, desconfiar de tudo e todos, além da participação através do 190 (Telefone de emergência) e do 181 (Disque denúncia unificado), em ambos, a denúncia pode ser feita de forma anônima.
Foi lançado um efetivo de 73 policiais militares e 27 viaturas, além do efetivo rotineiro.
Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos, nossa profissão, sua vida.