A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que vai instaurar procedimento para apurar a origem de um vídeo, que viralizou nas redes sociais, em que uma mulher sugere que caixões estão sendo enterrados com pedras e madeira em Belo Horizonte. A corporação solicita à população que faça denúncia pelo 181, caso tenha informações sobre a suspeita de divulgar fake News (notícia falsa).
No vídeo, a pessoa sugere que caixões de vítimas de Covid-19 (novo coronavírus), na capital mineira, estariam sendo desenterrados nos cemitérios, para fazer testagem nos corpos. A mulher diz que as próprias famílias estão enterrando as vítimas e “mandaram arrancar todos os caixões (sic) para ver se é coronavírus”. Ela ainda diz: “sabe o que tem dentro do caixão? Pedra e Madeira”.
A Prefeitura de Belo Horizonte já se manifestou sobre o assunto e afirmou que as informações são falsas e sem fundamento. Por meio de nota, a prefeitura disse que Procuradoria-Geral do Município está analisando as imagens para adotar as medidas legais cabíveis. “Nos cemitérios municipais de BH, os sepultamentos são feitos mediante a apresentação de atestado de óbito ou da guia de sepultamento emitida pelo cartório, em conformidade com as informações contidas no atestado de óbito”, informou a administração municipal.
Também foi informado na nota que os sepultamentos em cemitérios públicos e privados na capital mineira são realizados, exclusivamente, por profissionais específicos (coveiros) de cada necrópole, utilizando equipamento de proteção individual e adotando as medidas sanitárias cabíveis.
Fonte: Hoje Em Dia/Aconteceu no Vale