A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, através da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, informa que nesta tarde, foi preso em virtude de mandado de prisão preventiva, o senhor Gilmar de Assis Rodrigues, prefeito de Ubaporanga.
Está prevista para esta sexta-feira, às 18h30, uma coletiva à imprensa.
Investigação
Reveja: https://youtu.be/NwVUVbgj9Cs
Polícia Civil instaura inquérito para apurar tentativa de homicídio contra o presidente da Câmara de Ubaporanga
Prefeito da cidade, Gilmar de Assis Rodrigues, é investigado. A Polícia Civil apreendeu pistola calibre 9mm e conta imagens de circuito interno de segurança na investigação
O delegado Luiz Eduardo Moura Gomes informou nesta quinta-feira, dia 28, que a Polícia Civil instaurou inquérito policial visando apurar a denúncia de que o prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis Rodrigues, teria efetuado disparo de arma de fogo contra o presidente da Câmara daquela cidade, Jorge Siqueira de Rezende Faria. O fato foi registrado na noite do dia 20 de maio.
Na data do fato, a Polícia Militar deu sequência às diligências. O carro do presidente do poder legislativo de Ubaporanga foi periciado. A Polícia Civil iniciou as investigações, colheu depoimentos de envolvidos, apreendeu o veículo que teria sido utilizado pelo prefeito, apreendeu uma pistola 9mm de fabricação turca, com numeração raspada e teve acesso às imagens do circuito interno de segurança que demonstram a dinâmica dos fatos. Segundo o delegado, as provas apreendidas são elementos importantes no trabalho de apuração. “A PM apreendeu no local dos fatos dois estojos de munição calibre 9mm, apontando que houve o disparo de arma de fogo, conforme relato da vítima. No dia seguinte, a Polícia Civil apreendeu o veículo usado pelo prefeito, uma Fiat Toro de propriedade do município. O veículo tinha danos na parte frontal, comprovando uma colisão relatada pela vítima”. A Polícia também apurou que há uma marca no veículo do município que comprova que disparos de arma de fogo partiram da caminhonete.
Para o delegado Luiz Eduardo, a motivação do crime estaria atrelada a uma suposta reação do prefeito à pré-candidatura de Jorge Siqueira e às denúncias apresentadas por ele contra o poder executivo. Confira a reportagem completa sobre o trabalho de apuração da Polícia Civil.
O CASO
Reveja: https://www.youtube.com/watch?v=9E-C1xlT0JI
“Após denúncias que a gente fez na Tribuna da Câmara a pessoa fazer isso com a gente, a pessoa que é o prefeito da cidade, a pessoa que era para estar cuidando da cidade. Achava que era só ameaça, mas hoje como todos de Ubaporanga viram, me perseguiram pela cidade, bateram com o carro da Prefeitura em cima do meu carro e efetuaram vários disparos pra cima de mim e do meu carro”. O relato é de Jorge Siqueira de Rezende Faria, presidente da Câmara de Vereadores de Ubaporanga. Na noite de quarta-feira, dia 20, ele foi até a Delegacia de Polícia Civil de Caratinga para registrar a ocorrência. Jorge diz que foi perseguido e os suspeitos chegaram a atirar contra o seu veículo.
Na denúncia e boletim de ocorrência, ele acusa o prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis Rodrigues, irmãos do prefeito e terceiros que seriam do Rio de Janeiro. Na delegacia, o carro do vereador foi periciado. Segundo Jorge, durante a perseguição, os suspeitos chegaram a colidir no seu veículo e cápsulas dos supostos tiros disparados em sua direção foram recolhidas no local apontado pelo presidente da Câmara. A ocorrência registrada pela Polícia Militar informa que foram localizados dois cartuchos calibre 9mm deflagrados. De acordo com Jorge ele estaria sofrendo represálias após denunciar possíveis irregularidades cometidas pelo poder executivo.
Na manhã do dia 21, o jornalismo do SC fez contato telefônico pelo número oficial da Prefeitura de Ubaporanga. Um representante informou que o prefeito da cidade iria se manifestar sobre o caso na tarde desta sexta-feira, dia 22, o que não aconteceu até esta quinta-feira, dia 28.
TV Super Canal – parceira do Plantão Policial