Com os casos desta terça-feira, Ipatinga chega ao total de 576 casos positivos
De acordo com números divulgados pela Secretaria de Saúde de Ipatinga, o município registrou nesta terça-feira (9) o maior número diário de casos confirmados de Coronavírus desde o inicío da pandemia. Foram 68 pessoas com exames positivos para a Covid-19.
Normalmente, como apontam os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação da Covid-19, que se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença, varia de 1 a 14 dias. Em razão disso, segundo o município, é importante o isolamento social.
Com os casos positivos desta terça-feira, Ipatinga chega ao total de 576 pessoas contaminadas. Desses, 324 estão recuperados, 222 estão em isolamento domiciliar, 19 pacientes estão internados e 11 óbitos foram confirmados.
Ainda de acordo com a prefeitura, 1754 pessoas cumpriram a quarentena e 916 estão em investigação.
Outros 1918 casos foram descartados, sendo 1587 por teste RT-PCR e 331 através de testes rápidos.
A secretária de Saúde do município, Érica Dias, explica que os números que a cidade tem apresentando agora são reflexo dos últimos 15 dias.
“No início do mês, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que o Vale do Aço estava com um alto índice de contaminação. E os resultados positivos que estão chegando e os que vão chegar nos próximos dias refletem este elevado contágio previsto. Outro fator que vale destacar é que o número de notificações de casos suspeitos tem aumentado diariamente. Estamos com uma média de mais de 200 registros diários”, explica.
Érica também destaca que o município tem feito diariamente uma média 30 testes rápidos. A ação também é um fator que influencia no aumento de registros de casos positivos.
O prefeito Nardyello Rocha ressaltou que este crescimento exponencial de casos positivos em Ipatinga era previsível, apesar de todas as medidas preventivas tomadas. “Nós anunciamos em dias passados que o nosso índice de infecção se revelava um dos maiores de Minas Gerais, quase 2%, quando a média no Estado era de 1,4%. Então, já era esperado que depois do ciclo de 1 a 14 dias esses números subiriam. Tudo isso somado ao alto número de testagem, uma vez que Ipatinga é uma das cidades do Estado que mais realizam testes rápidos. Mas vale lembrar que o que hoje me preocupa mais nem é o alto número de casos positivos, mas a nossa taxa de ocupação de leitos de UTI. Entramos nesta terça-feira, pelo quarto dia consecutivo, com 100% dos leitos UTI SUS ocupados. Isso tudo é significativo, porque fica muito transparente e mostra para a população a importância de a gente trabalhar juntos em prol das melhores ações para minimizar o máximo possível os efeitos desta pandemia”.