Os militares compareceram no Povoado de Mendonça, Zona Rural do município de Ferros ao local onde uma testemunha relatou que por volta das 18h30 saiu à procura da sua irmã de 51 anos, que ao chegar perto de uma casa abandonada escutou gritos da mesma dizendo “Me solta, para; me solta pelo amor de Deus”, que ao escutar os gritos, suspeitou que a mesma estava sendo estuprada e retornou para fazer contato com a polícia e que pediu para outra pessoa ficar olhando.
Ao retornar ao local a mulher deparou a irmã vítima caída ao solo, inconsciente e seminua e com aparência de ter feito uso de bebida alcoólica. Com a chegada dos PMs, outra testemunha disse que escutou os gritos da vítima e que presenciou o homem identificado como Dalmo Costa Souza, 40 anos, sem roupa, pegando a vítima a força, que ela estava com o sutiã abaixado e com as vestes da parte de baixo da roupa nos tornozelos, que viu o mesmo cometendo o estupro.
Ao notar que foi visto o estuprador jogou a vítima ao solo e fugiu. A mulher inconsciente e muito alcoolizada, foi encaminhada ao socorro médico. Durante rastreamento os militares lograram êxito na localização do autor que se encontrava em casa, escondido em baixo da cama, ocasião que foi realizada a sua prisão.