A Prefeitura de Ipatinga informou, neste sábado (22), que identificou e autuou os responsáveis por furtarem quase 300 mudas e mais de quatro metros de grama de uma rotatória recém-construída entre as avenidas das Nações e Itália, no bairro Cariru.
Em nota divulgada à imprensa, o município afirma que o crime ocorreu nos dias 15 e 16 agosto. Os autores podem ser penalizados segundo a legislação ambiental, já que as áreas verdes são de preservação permanente.
“Se essas notificações, após o prazo de defesa, se traduzirem em multas, os responsáveis deverão pagar um valor mínimo de R$ 60 mil, uma vez que a infração é considerada gravíssima”, informou o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, na nota.
Bicalho destacou que os autores estão sujeitos às sanções civis e penais. Pelo Código Penal, o crime de furto de tem pena que varia de um a quatro anos de prisão.
O secretário disse também que a identificação foi feita com a ajuda da população, que filmou e registrou a infração junto às autoridades.
A prefeitura entregou um relatório à Polícia Civil para instauração de um inquérito criminal. O furto também foi registrado pela Polícia Militar.
Fonte: G1