Em nota à imprensa, a seção de comunicação do 11º Batalhão de Bombeiros Militares com sede em Ipatinga, divulgou um balanço sobre ocorrências relacionadas às chuvas entre os dias 08 e 10 de janeiro de 2022.
Só no Vale do Aço foram 57 (cinquenta e sete) ocorrências relacionadas, sendo nove no dia 08, vinte e uma ocorrências no dia 09 e vinte e sete no dia 10. Com uma predominância de ocorrências de vistoria em risco de desabamento e ocorrências de inundação em várias localidades da região.
De acordo com o monitoramento do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), do Serviço Geológico do Brasil , o Rio Piracicaba atingiu a cota de 926 cm às 19h45 do dia 10, a partir do qual vem apresentando um declínio ao longo das horas seguintes.
Além das ocorrências atendidas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, os militares do 11º BBM atenderam nos municípios de Rio Piracicaba, Nova Era, Ipaba, Caratinga, Antônio Dias, Inhapim e Jaguaraçu.
Desde a manhã desta terça-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reclassificou o nível de alerta da região passando para “Alerta Amarelo, Chuvas intensas”.