Detida na Tailândia desde 14 de fevereiro, jovem de Pouso Alegre ainda não sabe sobre a morte da mãe, que aconteceu nesta quarta-feira (13/04)
A mineira Mary Hellen Coelho Silva, natural de Pouso Alegre, completa, nesta quinta-feira (14/04), dois meses de prisão na Tailândia por suspeita de tráfico internacional de drogas. E os advogados continuam relatando dificuldade em fazer contato com a jovem, de 22 anos.
Quarta-feira (13/04), a mãe de Mary Hellen, Thelma Coelho Silva, morreu após lutar contra um câncer; ela tinha menos de 50 anos.
Segundo a advogada Talita Franco, que faz parte da equipe que defende a jovem, Mary Hellen ainda não recebeu a notícia da morte da mãe justamente pela dificuldade de contato.
Os advogados ainda estão tentando um meio de avisá-la e já iniciaram conversas com a Samut Prakan Provincial Prison, onde a jovem está presa.
“Eles estão respondendo, mas a passos lentos. E com uma notícia tão delicada, exige até mesmo um certo preparo para que a Mary Hellen receba, entenda e não se sinta culpada pela situação. Estamos tentando uma ligação direta com a penitenciária, utilizando o inglês para as tratativas, mas ainda não obtivemos sucesso. Como disse o fuso horário atrapalha um pouco”, explicou a advogada.
O sepultamento de Thelma foi às 16h de quarta-feira (13/04). “A Thelma lutou com todas as forças para tentar ver a filha. Estamos vendo a viabilidade e a possibilidade de que ela receba a notícia por meio da irmã, através de um telefonema ou vídeo chamada. Mas tudo isso é uma especulação, e um desejo, já solicitado para a embaixada”, completou.
Relembre o caso
Três brasileiros, entre eles a jovem de Pouso Alegre, foram presos na Tailândia, em fevereiro, por suspeita de tráfico internacional de drogas. Mary Hellen Coelho, de 22 anos, foi detida ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, no dia 14. Ela tinha saído do Brasil pelo aeroporto de Curitiba (PR).
Comunicados de autoridades tailandesas informam que foram apreendidos com os brasileiros 15,5 quilos de cocaína, com valor equivalente a cerca de R$ 7,5 milhões.
As drogas estavam nas malas de cada um deles. Mary Hellen e um amigo, de 27 anos, chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24, chegou em um segundo voo, logo depois, e também foi preso. Ele também saiu da capital paranaense.
Funcionários do aeroporto da Tailândia desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem de Pouso Alegre e o amigo foram revistadas. Foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto.
Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 quilos de cocaína em duas malas. Ainda não há confirmação se esse rapaz conhecia os outros dois brasileiros presos no mesmo dia.
Informações: Estado de Minas