A Operação ‘’Fementido’’ alusiva a aquilo que é enganoso e falso ,foi realizada na manhã desta terça-feira (12), teve como objetivo desarticular um grupo de criminosos que falsificava documentos de identidade, certidões de nascimento e comprovantes de residência criando pessoas fictícias para fraudar programas sociais do INSS,sendo a maioria de amparo ao idoso de baixa renda, o procedimento de “prova de vida”, era realizado pelos próprios suspeitos.
Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal, em Jaguaraçu, Belo Oriente, Coronel Fabriciano e Timóteo.
Segundo apurado pela nossa reportagem, os criminosos podem ter provocado um prejuízo de mais de R$ 11 milhões. Outros integrantes do grupo foram identificados a partir da análise dos benefícios fraudulentos.
Os envolvidos foram autuados pela prática de estelionato e associação criminosa, se condenados as penas de reclusão variam de 2 a 9 anos de reclusão.