
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 11ª Promotoria de Justiça, obteve a prisão de Roberson Flávio Santana, 39 anos,condenado a 20 anos de prisão e que estava foragido.
Ele foi preso na quinta-feira, 11 de agosto, nos Estados Unidos, pela U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE), e deve passar por audiência na corte americana para o juiz autorizar a sua deportação ao Brasil. Roberson Flávio Santana, foi condenado pelo Tribunal do Júri, no entanto, durante a instrução criminal, o acusado se manteve foragido, o que ensejou a expedição de mandado de prisão preventiva, mandado de prisão definitiva e alerta vermelho à Interpol, diante da informação de que este encontrava-se nos Estados Unidos.
O homem foi sentenciado por matar uma mulher a facadas e tentar assassinar outra, em 24 de julho de 2013, em um estabelecimento na Avenida Alberto Giovanini, em Ipatinga.
Durante o período que o condenado estava foragido o MPMG, através da 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ipatinga, pelo promotor de justiça Jonas Júnio Costa Linhares Monteiro, ofereceu recompensa de R$ 3 mil para quem a indicasse com certeza o paradeiro do homicida Roberson Flávio Santana, através do programa de denúncias a criminosos foragidos cadastrados no programa “Viva Mais Vale”.
O promotor Jonas Junio Linhares Monteiro informou a nossa reportagem que Roberson Flávio Santana era um dos procurados pela Justiça. Na ocasião do crime, Roberson foi até uma lanchonete de açaí, na avenida Alberto Giovannini, bairro Bethânia, em Ipatinga, e esfaqueou Simone Agapito e a irmã dela, que sobreviveu.
Roberson foi condenado a uma pena de 20 anos por homicídio e tentativa de homicídio, a irmã dele pegou um ano e três meses de pena, por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e a esposa dele foi absolvida em julgamento ocorrido em 2016.
Ainda conforme o promotor, qualquer dado que leve ao paradeiro de criminosos foragidos pode ser repassado pelo telefone da promotoria (31) 98475-3604, que também é WhatsApp.