Supermercados e empresas do varejo alimentício, como açougues, casas de carne, peixarias, mercearias, hortifrútis, varejões e sacolões estão autorizados a abrir as portas na próxima quarta-feira (7), feriado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
A abertura dos estabelecimentos é resultado da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e tem validade para as três principais cidades do Vale do Aço. Em Ipatinga (MG), os estabelecimentos têm autorização para usar a mão-de-obra dos empregados de 8h às 18h, enquanto em Coronel Fabriciano (MG) e Timóteo (MG), o horário firmado foi o de 8h às 14h.
Atividades consideradas essenciais à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, também podem funcionar. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, o funcionamento é facultativo aos empresários do setor, mas aqueles que optarem por abrir as portas precisam protocolar as respectivas escalas de funcionários nos sindicatos laborais antes do feriado trabalhado.
No shopping, o funcionamento vai seguir o horário de domingo para a praça de alimentação, o cinema, o supermercado e a drogaria. A abertura das lojas é facultativa aos empresários. A unidade da Polícia Federal estará fechada.