GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal deflagrou na manhã de quarta-feira (12), a Operação Saguaro, que combate a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, Austrália e Europa.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em casas e uma empresa de pessoas investigadas, em Governador Valadares.
Nesses locais, foram apreendidos materiais e equipamentos usados para falsificar documentos, como impressoras, guilhotinas, carimbos e computadores.
Os agentes da PF também apreenderam R$ 31 mil e 3.700 dólares australianos. Segundo as investigações, os suspeitos de participarem da associação criminosa, cobravam cerca de R$ 20 mil para promover a travessia de migrantes para os EUA, pelo deserto, via México.
As informações sobre o esquema criminoso foram obtidas pela Polícia Federal por meio da ajuda de autoridades americanas e australianas, além de denúncias e relatos de brasileiros detidos na fronteira mexicana.
De acordo com a Polícia Federal, os envolvidos na investigação, se condenados podem cumprir até 13 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa, promoção de migração ilegal e falsificação de documento particular.