O Ministério Público de Minas Gerais, através da Difusão Vermelha requerida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Açucena e deferida pelo Juízo da Vara Única de Açucena, informa que no dia (24/06), foi feita a transferência para o presídio de Nelson Hungria em Contagem do condenado por homicídio Jaconias Rosa Ferreira, 59 anos, o qual foi localizado e preso no início do ano nos EUA.
Jaconias Rosa foi condenado no Tribunal do Juri da Vara Única de Açucena a cumprir 15 (quinze) anos de reclusão por homicídio qualificado, por ser mandante do assassinato do namorado de sua filha (Alisson Ramos de Lima), em Açucena, crime ocorrido em setembro de 2016 ,na ocasião a vítima foi baleada por Vanderlei Campos de Pinho, que teria recebido uma motocicleta em pagamento pelo crime.
Na época do homicídio, Jaconias, já morava nos Estados Unidos, e o motivo foi que Alisson teve um caso e engravidou a filha dele. Nessa desavença familiar, a vítima recebeu várias ameaças de morte por telefone.
Preso em um hotel logo depois do crime, Vanderlei Campos de Pinho apontou ‘Jacó’, como o mandante da morte de Alisson. A prisão do pistoleiro aconteceu em 16 de setembro de 2016.
Jaconias Rosa foi localizado em Worcester, em Massachusetts, em decorrência de atuação conjunta do MPMG, Polícia Federal e ICE (Immigration and Customs Enforcement – Polícia de imigração americana).
O condenado foi trazido para cumprir pena no Brasil.
Foto: MPMG