O Ministério Público de Minas Gerais representado pelo promotor de justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, com base no incluso inquérito policial, oferecer denuncia ao Juízo da Vara de Execuções Penais, Cartas Precatórias Criminais e do Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga em desfavor de Wiriston Ferreira de Souza 41 anos, residente no bairro Cidade Nobre Ipatinga e Ivan Ferreira de Souza Júnior, 27 anos, residente no Bairro Cidade Nobre, por homicídio qualificado tentado.
Consta dos inclusos autos de inquérito policial que, no dia 30 de outubro de 2022, na rua José Elias, Barra Alegre, em Ipatinga, próximo ao “Bar do Tomé”, os denunciados Wiriston Ferreira de Souza e Ivan Ferreira de Souza Júnior, agindo livre, voluntária e conscientemente, com motivação torpe, emprego de meio que resultou perigo comum e recurso que dificultou a defesa do ofendido, tentaram matar Brendo Gabriel Pinheiro do Carmo, 22 anos, mediante disparo de arma de fogo, atingindo, uma jovem com as iniciais P.S. A.
Conforme apurado, a vítima pretendida éra Brendo Gabriel, o qual estava confraternizando com amigos, quando, por volta das 16 horas, os denunciados Wiriston e Ivan, dirigindo uma motocicleta Falcon de cor preta, este na condução e aquele na garupa, passaram em frente ao local encarando-a, com postura ameaçadora.
Sentindo-se ameaçada, a vítima pretendida Brendo pegou sua motocicleta, uma Titan preta, e foi atrás dos denunciados com o intuito de confrontá-los e compreender melhor a situação.
Verificando a aproximação de Brendo, ao passar pela rua José Elias, o denunciado Wiriston, montado na garupa da motocicleta conduzida pelo denunciado Ivan, sacou uma arma de fogo e efetuou disparo em direção à vítima pretendida, que vinha dirigindo sua motocicleta logo atrás.
Por erro de pontaria, o disparo efetuado atingiu o ombro direito de P.S A., que transitava pela rua naquele momento e não possuía nenhuma relação com o conflito. Devido à lesão sofrida, P.S.A., foi encaminhada à UPA de Ipatinga, onde lhe foi prestado atendimento.
Consta na denúncia do MPMG que o delito foi praticado por motivo torpe, já que o denunciado Ivan Ferreira de Souza Júnior decidiu matar Brendo por causa de ciúmes.
Segundo consta, Brendo havia tido um relacionamento amoroso com a mãe da filha de Ivan, episódio que o desagradou e serviu de motivação para praticar o crime. Ademais, o crime foi praticado por circunstâncias que resultaram perigo comum, cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima pretendida e a da vítima atingida.
No mesmo documento do MP consta denúncia contra Brendo Gabriel Pinheiro do Carmo, 22 anos, que, na tarde do dia 30 de outubro de 2022 , na av. Felipe dos Santos, bairro Cidade Nobre, em Ipatinga/MG, o denunciado Brendo Gabriel, agindo livre, voluntária e conscientemente, com motivação torpe, emprego de meio que resultou perigo comum e recurso que dificultou a defesa dos ofendidos tentou matar Wiriston Ferreira de Souza e Ivan Ferreira de Souza Júnior , não se consumando o crime por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Ainda de acordo com as investigações, momentos após a primeira ocorrência o denunciado Brendo passou a perseguir Wiriston e Ivan com sua motocicleta, os quais buscavam evadir do Barra Alegre em direção ao bairro Cidade Nobre, com o intuito de se desvencilhar do delito.
Ainda no encalço dos dois envolvidos, o denunciado Brendo deslocou-se até o bairro Cidade Nobre e, no momento em que passava pela avenida Felipe dos Santos, efetuou disparos de arma de fogo em direção a dupla, Wiriston foi atingido no ombro esquerdo, nas costas e na mão esquerda, Ivan foi alvejado na coxa esquerda e na perna direita e foram socorridos ao Hospital Márcio Cunha, onde receberam atendimento médico.
Assim, o crime foi praticado por motivo torpe, na medida em que o denunciado agiu movido pelo sentimento de vingança, após a tentativa dos rapazes de matá-lo.
Ainda, o crime foi praticado em circunstâncias que geraram perigo comum, já que o autor efetuou disparos de fogo em via pública, o que colocou em risco vidas de transeuntes daquela localidade. Além disso, o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, haja vista que as vítimas foram alvejadas enquanto pilotavam uma motocicleta, não havendo possibilidade de efetiva defesa.
O Ministério Público de Minas Gerais denuncia: WIRISTON FERREIRA DE SOUZA,IVAN FERREIRA DE SOUZA JÚNIOR e BRENDO GABRIEL PINHEIRO DO CARMO.Em seguida, requer sejam os denunciados CONDENADOS a cumprirem as penas cabíveis, assim como a repararem os danos morais e materiais da vítima atingida por erro no uso dos meios de execução.