Na manhã desta sexta-feira (24/11), as unidades da Polícia Militar de Minas Gerais que compõem a 12ª Região, lançaram oficialmente as operações Black Friday e Natalina. Neste cenário, o comando da 12ª Região de Polícia Militar intensificará os esforços para garantir a segurança da população durante as movimentações comerciais tanto na Black Friday quanto no período natalino.
As unidades operacionais, com sedes em Manhuaçu, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Caratinga, Itabira, Ponte Nova e João Monlevade, a “Operação Black Friday” em que o efetivo será reforçado nos 97 municípios da jurisdição da Região, com o aumento do número de policiais, inclusive, com militares do setor administrativo, e a implementação de ações preventivas e repressão qualificada.
O foco será garantir a segurança das pessoas e do patrimônio, tanto em áreas comerciais quanto em locais com maior incidência criminal.
De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG), a Black Friday é conhecida por 8 em cada 10 consumidores, com 53% planejando realizar compras, principalmente em segmentos como roupas, eletrônicos e telefonia.
A pesquisa ainda destaca que 25% dos consumidores estão de olho nas promoções online, e 33,5% enxergam a Black Friday como uma oportunidade de antecipação das compras de Natal.
Além da “ Operação Black Friday”, o comando da RPM já se prepara para a “Operação Natalina”, que está programada para ocorrer entre os dias 27 de novembro e 31 de dezembro. No decorrer deste período, haverá um aumento do efetivo e viaturas nas ruas, especialmente em áreas comerciais.
O objetivo é proporcionar mais segurança e tranquilidade para os comerciantes, comerciários e consumidores, focando na prevenção de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos.
Pelo 58º Batalhão com sede em Coronel Fabriciano o Tenente Marcelo Martins fala dos trabalhos.