Com o apoio do MPMG, o projeto Guardião de videomonitoramento inteligente tem o objetivo de prevenir e reprimir o crime
Na segunda-feira 27 de novembro, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi lançado em Inhapim, município do Vale do Rio Doce, o projeto Guardião de videomonitoramento inteligente. Composto por 30 câmeras espalhadas em locais estratégicos da comarca – que abrange os municípios de Inhapim, São Sebastião do Anta, São Domingos Das Dores, Dom Cavati, Iapu, Bugre e São João do Oriente – o projeto tem o objetivo de prevenir e reprimir o crime.
A implantação do sistema de monitoramento ocorreu por meio de uma parceria entre a Promotoria de Justiça de Execução Penal de Inhapim, a 288ª Companhia da Polícia Militar, o Poder Judiciário local, a administração pública e a sociedade civil. Ao todo foram investidos R$ 525 mil no projeto.
De acordo com o promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, o Guardião é um instrumento avançado o combate ao crime, o que vai colocar a região em outro nível em termos de segurança pública, por meio de câmeras e cruzamento de dados.
“Essas câmeras têm tecnologia embarcada capaz de identificar placas, pessoas, rostos, pois estão conectadas ao sistema de inteligência de polícia. Então nós evoluímos para outro patamar em segurança pública, ao invés de trabalhar só com informações de testemunhas, de abordagem, de presença física do policial, vamos para segurança pública do século XXI, que trabalha com tecnologias, com câmeras, que podem produzir uma prova de uma qualidade muito maior, incontestável”, disse.
Fonte: Ministério Público do Estado de Minas Gerais