Entre as ações, fiscalização será intensificada para cumprimento de decreto que exige cuidados especiais em lotes vagos e áreas de construção
Reunido com todo o seu primeiro escalão, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, instituiu na tarde desta sexta-feira (5) o Comitê Político de Combate às Arboviroses, composto por diversas pastas do Governo, visando enfrentar de maneira abrangente a proliferação dos mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya no município.
Apesar das ações intensivas de combate ao mosquito, os índices de infestação na cidade aumentaram de forma preocupante sobretudo em função das fortes chuvas que caem nas últimas semanas.
O chefe do Executivo ipatinguense solicitou a amplificação imediata das ações de limpeza urbana, capina, fiscalização de lotes abandonados e terrenos baldios, mesmo com as dificuldades impostas pela instabilidade do tempo.
“Vamos intensificar as ações que já realizamos, como os mutirões de limpeza, campanhas contra o vetor, panfletagens e estratégias de conscientização nas escolas e instituições públicas e privadas”, sintetizou.
O Comitê Político de Combate às Arboviroses tem como objetivo controlar a incidência do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Neste sábado na manhã e fim da tarde, o fumacê com inseticida UBV (Ultrabaixo Volume) pesado percorrerá os bairros Vila Celeste, Cidade Nobre e Veneza, cobrindo em sequência todas as regiões do município.
Horário da atuação
As ações ocorrem em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, realizados sempre antes do nascer do sol e no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Os horários de atuação do veículo fumacê são pela manhã, das 4h às 10h, e à noite, das 18h às 22 horas.
O UBV é uma ação para complementar as atividades de combate ao mosquito no município, promovendo a rápida interrupção da transmissão das doenças. Ele recebe esse nome por consistir na aplicação de inseticidas em baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto.
Apoio da população
As arboviroses são um problema de saúde pública. Portanto, para combater a doença, é dever da população, em conjunto com a Prefeitura de Ipatinga, prevenir e conscientizar sobre ela, acentua o governo municipal.
Medidas como tampar caixas d’água, não deixar água acumulada em recipientes, manter lixos fechados, utilizar areia nos vasos de plantas e retirar águas de pneus são dicas importantes para eliminar os criadouros do mosquito. Além dessas atitudes, é fundamental receber os agentes de endemias nas residências, capacitados pela Secretaria de Saúde, para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti e fornecer dicas de prevenção.
LOTES ABANDONADOS
Com o objetivo de conter e eliminar focos potenciais de proliferação do mosquito Aedes aegypti no município, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, o prefeito de Ipatinga publicou em 10 de fevereiro de 2021 o Decreto Nº 9.584, documento oficializa a autonomia do poder Executivo para executar serviços de limpeza compulsória de terrenos baldios, não edificados ou em construção que comprometam a saúde pública por falta de limpeza, manutenção ou conservação.
Segundo o decreto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) notificará os proprietários ou possuidores de títulos dos imóveis para que cumpram suas obrigações legais em cinco dias, contados a partir da notificação. Caso a solicitação dos serviços não seja atendida, o poder público poderá realizar autonomamente o trabalho necessário, sem prejuízo da aplicação de multa, além de cobrar dos infratores o custo total da execução do serviço.
A notificação pode ser realizada via Correios, com aviso de recebimento postal, quando possível a identificação de endereço de correspondência dos proprietários ou possuidores dos imóveis, ou por meio de edital de notificação a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município.
No caso de terrenos em construção, a obra poderá ser embargada até que o responsável cumpra as obrigações estabelecidas no decreto.
DENÚNCIAS
As denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulhos, lotes vagos sem manutenção ou abandonados devem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal por meio do telefone 156 ou pelo número 3829-8514.
Informações da Assessoria de Comunicação / PMI