A Esquadrilha da Fumaça, nome popular do “Esquadrão de Demonstração Aérea”, da Força Aérea Brasileira (FAB), cancelou a apresentação prevista para o próximo sábado (11 de maio) em Ipatinga, na região do Rio Doce, em Minas Gerais. A FAB justificou que terá que deslocar as equipes para auxiliar as vítimas da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. “Estaremos onde o Brasil precisar”, disse o comunicado.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado ao meio-dia de quarta-feira (8), 100 pessoas morreram em consequência das fortes chuvas que atingiram o Estado ao longo da última semana. Ainda segundo o balanço, há ao menos 128 pessoas desaparecidas. Cerca de 1,45 milhão de pessoas já foram afetados pelas consequências das chuvas em 417 municípios gaúchos.
https://www.instagram.com/p/C6uG3WxJ3Ds/?utm_source=ig_web_copy_link
Nas redes sociais, a Prefeitura de Ipatinga agradeceu a Esquadrilha da Fumaça. A apresentação que estava marcada para o próximo sábado (11) faz parte da agenda de comemorações do aniversário de 60 anos do município mineiro.
“Devido à necessidade de mobilização emergencial de aeronaves e pessoal da força aérea brasileira (FAB) para auxílio às vítimas da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, as apresentações previstas da esquadrilha da fumaça (como a que seria realizada no parque Ipanema no próximo sábado, dia 11) estão canceladas até segunda ordem”, publicou.
Ainda não há uma definição se a apresentação poderá ocorrer em outra data.