Governador Valadares – A Policia Federal fiscalizou na última quinta feira, 25 de julho, duas fazendas localizadas no Município de Coronel Murta-MG onde estava sendo realizada extração mineral ilegal em diversas minas.
A diligência contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG e da Agência Nacional de Mineração- ANM. Foram encontradas cinquenta pessoas cometendo o crime de extração mineral ilegal, cuja pena máxima é de 1 ano de detenção.
Esses mineradores realizavam suas atividades sem nenhuma condição de segurança e de forma rudimentar. Eles utilizavam pás, picaretas, carrinho de mão, compressores e geradores. Foi feita a apreensão administrativa de todo maquinário, além de três espingardas e R$ 15 mil.
Também foram lavrados 2 termos circunstanciados de ocorrência no qual os 50 nacionais assinaram e se comprometeram a comparecer ao Foro da Comarca de Araçuaí para realização de audiência.
A Polícia Federal buscará identificar os financiadores dos empreendimentos que incorrerão no crime de usurpação de bem da União, cuja pena máxima é de 5 anos de reclusão.
Informações: Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais.