Em uma ação coordenada na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sáfaro, que visa desmantelar uma associação criminosa especializada na promoção da migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. A operação abrangeu diversas localidades do leste de Minas Gerais, incluindo Governador Valadares, Frei Inocêncio, Sapucaia de Guanhães, Central de Minas e Jampruca.
No total, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e quatro de prisão temporária, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares. Além das prisões, foi determinado o bloqueio de valores que somam aproximadamente R$ 35 milhões, quantia supostamente obtida por meio do esquema ilícito.
Os investigados são acusados de organizar a emigração ilegal de brasileiros para os EUA, utilizando-se do esquema conhecido como “cai-cai”. Nesta prática, famílias inteiras – muitas vezes formadas artificialmente – entregam-se às autoridades americanas na fronteira, visando evitar a deportação imediata ou complicar o processo legal, na esperança de permanecerem nos EUA.
Segundo as investigações, ao menos 327 brasileiros, dos quais cerca de 101 eram menores de idade, foram assistidos pela associação criminosa. Eles atravessaram a perigosa fronteira mexicana sob condições adversas e arriscadas, enfrentando os perigos do deserto e a ameaça de grupos criminosos que facilitavam a travessia.
Os envolvidos responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de menores, e associação criminosa. Se condenados, podem enfrentar penas de até 14 anos de reclusão.
Fonte: TV Super Canal