IPABA – A Polícia Militar de Meio Ambiente, foi solicitada para registrar ocorrência de incêndio provocado em mata na zona rural do município de Ipaba. O fato ocorreu no final da tarde de quarta-feira (09/10) em uma estrada vicinal próximo ao Boachá.
Segundo o relatório da Polícia Ambiental,o acionamento feito por terceiros, informando que na tarde do dia (09/10) quarta-feira, houve um incêndio de grande proporção na área da fazenda Macedônia, zona rural de Ipaba.
A Guarnição da PM ambiental se dirigiu ao local, verificando que havia queimado uma extensa área de mata em preservação e de plantio de eucalipto.Ainda conforme o relatório houve a participação de pelo menos 100 voluntários e colaboradores da empresa Cenibra no combate às chamas e no decorrer da ação, alguns dos colaboradores tiveram de sair do local quando o fogo queimou por completo ônibus da empresa Vix, que havia levado os brigadistas.Os militares em conversa com testemunhas foram informados que o fogo ficou sem controle após uma coivara determinada pelo proprietário da fazenda para limpar uma área, o qual assumiu dizendo ter determinado a dois funcionários a fazerem o trabalho porém eles perderam o controle do fogo que se alastrou atingindo a reserva de mata próxima.
Sendo assim os danos causados pelo fogo,foram um ônibus completamente destruído,150 hectares de mata incendiados e o trauma causado em mais de 30 trabalhadores.O dono da fazenda foi autuado em R$ 200.000,00.
O boletim de ocorrência foi registrado pelos militares da VP 32271 no comando dos Sargentos Santos e Vagner.