O Ministério Público de Minas Gerais (Promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro) comunica a prolação de sentença condenatória, em Tribunal do Júri realizado na Comarca de Galileia/MG nesta segunda-feira (04/11/2024), em desfavor de Marcos Soares Rocha, pela prática de feminicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Segundo a denúncia, no dia 8 de novembro de 2015, no Município de Divino das Laranjeiras/MG, o sentenciado matou a sua companheiravítima, de 35 anos de idade.
A vítima estava deitada no quarto de seu filho e o acusado, aproveitando-se da situação, efetuou inúmeros golpes de faca contra ela.
O autor do crime convivia em união estável com a ofendida e estava insatisfeito com o fim do relacionamento.
O crime foi praticado no mesmo local em que se encontrava ouma criança de 10 anos, que estava dormindo e acordou durante o ataque, e após presenciar o acusado desferindo diversas facadas em sua mãe, saiu correndo à procura de socorro.
O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e autoria do crime e acolheu, em sua integralidade, as qualificadoras apontadas pelo Promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, e a condenação foi estabelecida no patamar de 33 anos e 7 meses de reclusão em regime fechado.
O processo tramitou perante a Vara Única da Comarca de Galileia/MG e a condenação reflete uma vitória no combate aos crimes de violência doméstica e familiar e em menosprezo à condição de mulher.
O Promotor de Justiça que realizou o Plenário,Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, considerou o resultado uma vitória importante no combate à violência contra a mulher e aos crimes de feminicidio.