A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/MG deflagrou nesta quinta-feira, (07/11), operação com o objetivo de combater o tráfico de drogas e organização criminosa. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Governador Valadares, outros 3 em Serra/ES, em Uberlândia mais 3, e em três unidades prisionais, além do cumprimento de mandados de prisões temporárias sendo um em Uberlândia e em Governador Valadares dois e o sequestro de bens, todos emitidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares.Cerca de 160 quilos de drogas foram apreendidos durante a ação em Governador Valadares.
A maior parte dos entorpecentes estava localizada em pequenas ilhas do Rio Doce, que corta a cidade. Uma embarcação dos bombeiros ajudou na apreensão. Ainda segundo as forças policiais, apenas um dos presos na operação movimentou mais de R$ 40 milhões com o tráfico.
As ações foram coordenadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO/MG), que apurou a influência de líderes criminosos para manter a organização criminosa ativa, mesmo após as prisões em flagrante dos envolvidos.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e organização criminosa. As penas podem chegar a até 23 anos de prisão. A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal e é composta pelas polícias Civil, Militar e Penal. Sua atuação é de forma descentralizada em todo o estado de Minas Gerais no combate à criminalidade violenta e organizada em cooperação com os órgãos de Segurança Pública estaduais.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais.