A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Coronel Fabriciano, inaugurou nesta sexta-feira (06), o serviço CHAME A FRIDA (Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida – FRIDA). O evento teve como objetivo a divulgação da ferramenta às autoridades públicas, aos atores da rede de enfrentamento à violência doméstica, bem como para toda comunidade de Coronel Fabriciano e Antônio Dias.
Chame a FRIDA é uma ferramenta denominada Chatbot, em que o programa funciona como uma atendente virtual por aplicativo de Whastapp, totalmente voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência. O número de atendimento na cidade de Coronel Fabriciano e Antonio Dias é (31)-99884-6410.
Na prática a vítima entra em contato pelo Whastapp e a FRIDA inicia o atendimento remoto da mulher, com respostas às dúvidas e por meio de uma avaliação do grau de risco da vítima a FRIDA direciona para o atendimento presencial.
O evento contou com a presença do Chefe do 12 Departamento da Polícia Civil, Dr Gilmaro Alves Ferreira, da Delegada Regional de Ipatinga, Dra. Talita Martins Soares; da Delegada de Polícia de Coronel Fabriciano, Izabella Menegassi Dutra Santana; policiais civis e servidores administrativos da Delegacia de Polícia Civil de Coronel Fabriciano e da Delegacia Regional de Ipatinga; do Vice Prefeito Municipal de Coronel Fabriciano, Sadi Lucca; do Vice Prefeito de Antônio Dias, Eliezer Damasceno de Miranda; do Presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Luciano Lugão; da Promotora de Justiça, Dra Vanessa Andrade Ferreira; do Deputado Estadual, Celinho da Citrocel; do Presidente do Consep de Coronel Fabriciano, Marcone Neves Alves; do Tenente João Ricardo, representando 58º Batalhão da Polícia Militar de Coronel Fabriciano; do Presídio de Coronel Fabriciano, Vera Lúcia Lage Paixão; do Presidente da OAB de Coronel Fabriciano, Dr Leonardo Augusto Pires Soares; Secretária de Governança e Assistência Social, representada pela assistente social, Flávia Felix; representantes dos Conselhos Tutelares de Coronel Fabriciano e Antônio Dias; representantes do Centro POP, CREAS, CRAS, SAÚDE dos municípios.
O lançamento da Frida em Coronel Fabriciano evidencia o compromisso da PCMG em atuar com rigor e responsabilidade, no enfrentamento das violências praticadas contra as mulheres vítimas de violência doméstica nos Municípios da Comarca, abrindo novos caminhos para acesso ao sistema de justiça criminal.
Fonte: Assessoria de Comunicação / 12º Departamento de Policia Civil de Ipatinga