O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, solicita divulgação institucional do oferecimento de denúncia contra um acusado de 36 anos de idade, pelos crimes de feminicídio qualificado majorado tentado, roubo e descumprimento de medidas protetivas de urgência. O acusado atacou violentamente sua ex-companheira, de 40 anos de idade, no dia 30 de setembro de 2024, no município de Iapu/MG, tentando asfixiá-la até a morte. O crime, que não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do agressor, foi cometido por motivo torpe, com emprego de asfixia, dificultando a defesa da vítima e no contexto de violência doméstica. Além disso, o acusado subtraiu o celular da vítima após o ataque e descumpriu reiteradamente medidas protetivas concedidas pela Justiça.
A denúncia destaca que ele já possui antecedentes por agressões e ameaças contra a vítima, reforçando a gravidade dos fatos.Diante dos crimes cometidos, o MPMG requer que o denunciado seja pronunciado e submetido ao Tribunal do Júri, além de ser condenado ao pagamento de indenização mínima de R$ 100.000,00 pelos danos morais causados à vítima.Na visão do promotor de Justiça, a denúncia tem um papel fundamental no enfrentamento da impunidade, especialmente em casos de violência contra a mulher, para que o agressor seja devidamente responsabilizado, evitando que condutas como essa fiquem sem punição.
Além disso, busca garantir a proteção da vítima, dar um recado claro de que crimes dessa natureza não serão tolerados e reforçar o compromisso do Ministério Público no combate à violência doméstica.