A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) prendeu, em flagrante, em 22 de fevereiro de 2025, dois homens e uma mulher envolvidos em golpes de apropriação de cartões de clientes e criação de falsa central de atendimento da CAIXA.
Acredita-se que os criminosos tenham atuado em pelo menos cinco cidades mineiras: Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga e Governador Valadares. O grupo instalava dispositivos nos caixas eletrônicos das agências, impedindo que os clientes retirassem seus cartões. Os clientes eram então forçados a ligar para uma central de atendimento cujo número havia sido trocado nas etiquetas dos caixas. Durante o contato, por meio de engenharia social, os criminosos conseguiam obter dados pessoais e senhas dos correntistas. Com as senhas e os cartões em mãos, as contas das vítimas eram saqueadas.
Após intensas diligências realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais, em cooperação com a Polícia Federal, os suspeitos foram localizados em um hotel no centro de Governador Valadares, portando máquinas de cartões de crédito, equipamentos para a montagem dos dispositivos fraudulentos, cartões em nome de terceiros e dinheiro em espécie.
Os detidos foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, fraude eletrônica e dano qualificado, com penas que podem ultrapassar quatorze anos de reclusão.
A FICCO/MG, coordenada pela Polícia Federal, e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal, atuando de forma integrada e descentralizada no combate à criminalidade violenta e organizada em todo o estado de Minas Gerais, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública estaduais.
Fonte: TV Super Canal