Na manhã desta quinta-feira (29/05), a Polícia Civil de Minas Gerais, e Ministério Público, deflagraram uma operação contra um esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde do municipio de São Sebastião do Anta.
A investigação teve início após denúncia anônima relatar que a então secretária de Saúde cobrava valores indevidos de pacientes para a realização de partos cesarianos no Hospital de Inhapim. Uma das vítimas revelou que foi surpreendida com uma cobrança de R$ 900,00, mesmo após o hospital confirmar que o parto seria realizado de forma gratuita, com recursos públicos.
Durante a apuração, a PCMG confirmou que o procedimento foi integralmente custeado por convênio com o município, e que outras pacientes podem ter sido pressionadas a fazer pagamentos ilegais.
Com base nas provas, a Justiça determinou: Mandados de busca e apreensão, afastamento imediato da investigada do cargo público, proibição de contato com testemunhas. Foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos que ajudarão no avanço das investigações.
Segundo o delegado Guilherme Lincoln:“ Este caso reforça o compromisso da Polícia Civil com a ética e o combate à corrupção na administração pública.” O promotor Jonas Monteiro destacou:“
Trata-se de uma vitória importante contra a impunidade.” As investigações continuam para apurar outros possíveis crimes e identificar novos envolvidos.