

Familiares de Thaiza Marques Alvarenga Guimarães, de 32 anos, em entrevista ao jornal Diário de Teófilo Otoni para falar sobre uma situação dramática e clamar por ajuda. Thaiza foi vítima de um grave acidente na BR-116 no município de Itambacuri, ocorrido no dia 28 de abril, que resultou na morte trágica de sua filha de apenas 7 anos, Júlia Alvarenga. Internada desde então no Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni, ela segue em estado grave e ainda não foi informada sobre a perda da criança, devido à gravidade de seu estado de saúde. O esposo, Claudiano José Guimarães, também está internado devido ao acidente. Ele tem previsão de alta para esta segunda-feira (09), e também não sabe do falecimento da filha. Segundo a família, o pai será avisado no momento que receber alta no hospital. A família é da cidade de Ipatinga.
Situação atual
Segundo os relatos da família, Thaiza necessita urgentemente de uma cirurgia ortopédica no braço, mas o procedimento vem sendo adiado sob a justificativa de que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o valor da placa necessária para a operação. A demora no atendimento tem causado sofrimento diário: Thaiza grita de dor, seu braço está extremamente inchado e ela se encontra debilitada, sendo alimentada por sonda. O risco de infecção é alto, e os parentes temem que ela possa perder o membro — ou até mesmo a vida.
“Estamos vivendo um pesadelo. Thaiza está há 42 dias internada, sofrendo, e o hospital diz que não pode fazer a cirurgia por falta de material. Isso é uma negligência. É desumano”, denuncia uma prima da paciente.
A família pede que o caso seja divulgado com urgência para sensibilizar o sistema e as autoridades de saúde. “O apelo é claro: Thaiza precisa de socorro”, disse uma prima.
O jornal segue acompanhando o caso e se coloca à disposição para novos esclarecimentos das autoridades e da direção do Hospital Santa Rosália.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Santa Rosália vem a público esclarecer, acerca de postagens veiculadas nas redes sociais, sobre uma paciente Thaysa Marques Alvarenga, internada nessa Casa.
Segue a cronologia dos acontecimentos:
Admissão: 28/04/2025 – Paciente gravíssima
De 28/04/2025 a 20/05/2025 – Paciente internada na UTI
30/04/2025 – Paciente submetida à colocação de fixador externo em MID
27/05/2025 – Paciente submetida à retirada de fixador externo coxa d+ – osteossíntese fratura diafise distal com placa dcs em ponte de 18 furos sob raquianestesia
28/05/2025 – Relatório entregue para programação de cirurgia do Membro superior
02/06/2025 – informação repassada para a Diretoria, que os materiais não são cobertos pelo SUS, e que diante do exposto deverá ser solicitado transferência para a paciente.
03/06/2025 – Documentação entregue no setor NIR – Regulação para transferência.
04/06/2025 15:00:12 – Paciente cadastrada no SUS fácil para transferência
HOSPITAL MÁRIO CUNHA – IPATINGA
04/06/2025 20:26:57 – 1ª negativa
05/06/2025 09:31:53 – 2ª negativa
05/06/2025 11:19:42 – 3ª negativa
05/06/2025 22:48:46 – 4ª negativa
07/06/2025 10:51:10 – 5ª NEGATIVA:
HOSPITAL BOM SAMARITANO – TEÓFILO OTONI
07/06/2025 01:27:54 – Negativa
HOSPITAL MATERNIDADE VITAL BRAZIL –IPATINGA
08/06/2025 18:28:42 – Negativa
06/06/2025 – Família é recebida para esclarecimentos e informada sobre a possibilidade de conseguir um acordo com o fornecedor para adquirir o material
09/06/2025 – Fornecedor envia orçamento
09/06/2025 – Autorizado pela diretoria a compra dos materiais
09/06/2025 – Acionado o Setor de Prótese do HSR e médico especialista e agendamento para a cirurgia, que será realizada na quarta feira 11/06/2025.
O HSR tem como missão salvar vidas, omissão não é do feitio dessa Santa Casa. Em nenhum momento, desde que a paciente foi internada no hospital, não houve descuido ou omissão sobre o protocolo a ser seguido. Contamos com a compreensão de toda a comunidade. Santa Rosália, sempre de portas abertas.
Fonte: Diário de Teófilo Otoni