O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça Única de Tarumirim/MG, representada pelo Promotor de Justiça Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro, informa a condenação de Jaeder Venceslau dos Santos e Reinaldo Justino dos Santos, pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte), ocorrido na tarde do dia 16 de fevereiro de 2025, no Córrego do Seco, Zona Rural do Município de Tarumirim/MG, contra a vítima J.F.N., de 74 anos.
O crime foi praticado com o objetivo de subtrair uma grande quantia em dinheiro que os autores acreditavam que a vítima, que morava sozinha, guardava em sua residência. Na ocasião, Jaeder Venceslau dos Santos, em coautoria com Reinaldo Justino dos Santos, efetuou dois disparos de arma de fogo contra a cabeça de J.F.N enquanto o ofendido assistia televisão. Após o crime, com o intuito de eliminar provas, os autores descartaram a arma de fogo utilizada no Rio Caratinga.Logo após o cometimento do delito, a Polícia Militar efetuou intenso e ininterrupto rastreamento em busca dos autores, os quais foram presos em flagrante no dia 18/02/2025. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva, estando os acusados, até a presente data, segregados cautelarmente.O processo foi sentenciado no dia 27 de junho de 2025 pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Tarumirim/MG, sendo Jaeder Venceslau dos Santos condenado à pena de 27 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão, e 1 ano de detenção pela prática dos crimes previstos no art. 157, §3º, do Código Penal e no art. 12 da Lei nº 10.826/03, enquanto Reinaldo Justino dos Santos foi condenado a 31 anos, 9 meses e 3 dias de reclusão pelo cometimento da infração penal tipificada no art. 157,§3º, do Código Penal.
Ambos iniciarão o cumprimento da pena em regime fechado. Os réus também foram condenados a pagar, solidariamente, uma indenização de R$ 50.000,00 por danos morais aos familiares da vítima.Esta condenação representa uma importante conquista no combate à impunidade e à criminalidade na Comarca de Tarumirim/MG, reafirmando o compromisso das autoridades com a justiça e a segurança pública.