IPATINGA – A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Ipatinga, cumpriu nesta segunda-feira (21/07) um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal da comarca. Durante a ação, foi apreendida uma pistola calibre 9mm, marca Taurus, juntamente com um carregador contendo doze munições. A arma pertence ao investigado por um crime de lesão corporal em contexto de violência doméstica, ocorrido no dia 17 de julho, na cidade.
O homem, que havia sido liberado sem pagamento de fiança, estava sujeito a medidas protetivas de urgência em favor da companheira, vítima da agressão.
No dia seguinte à soltura (18/07), a vítima compareceu ao 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga e foi encaminhada à Delegacia Especializada, onde prestou novos esclarecimentos. Segundo ela, por volta das 19h daquele dia, o autor foi até sua residência exigindo roupas, objetos pessoais e uma motocicleta. Após ser autorizado a entrar na garagem, passou a proferir ofensas verbais. A mulher tentou acionar a Polícia Militar, mas o homem fugiu do local antes da chegada da guarnição.
Mais tarde, ainda no mesmo dia, a vítima recebeu uma ligação de um líder religioso, que afirmou estar a pedido do investigado. Ele solicitava a devolução de roupas, um notebook, um cofre e a chave. A mulher relatou temer por sua vida, pois o homem é CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador), possui arma de fogo registrada e fazia uso de drogas e medicamentos controlados. Segundo ela, ele chegou a ameaçá-la, afirmando que ela “sofreria as consequências” por sua prisão.
Diante da gravidade do caso, a Polícia Civil representou pela expedição do mandado de busca e apreensão, que foi prontamente deferido pelo Judiciário. Também foi determinada a suspensão da posse de arma de fogo do investigado, conforme previsto no artigo 22, inciso I, da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
A Polícia Civil de Minas Gerais reafirma seu compromisso com o combate a todas as formas de violência contra a mulher e destaca a importância da denúncia para a proteção das vítimas.