Início destaque Forças de segurança de Minas Gerais deflagram operação contra organização criminosa

Forças de segurança de Minas Gerais deflagram operação contra organização criminosa

0
631

Foto: Cler Santos / O TEMPO

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Civil e do Gaeco do Amazonas, deflagraram, na quarta-feira (24/9), a Operação Custos Fidelis, contra a organização criminosa Família Teófilo Otoni (FTO), ligada ao Comando Vermelho (CV).

A ação cumpriu mais de 120 mandados em quatro estados, incluindo bloqueios bilionários e prisões. No total, foram expedidos 48 mandados de prisão, dos quais 16 foram cumpridos na quinta-feira (25/9). O saldo da operação inclui 500 quilos de drogas apreendidos, mais de 40 suspeitos detidos, 26 armas retiradas de circulação e cumprimento de mandados em 16 cidades.

Durante as diligências, também foram encontradas fardas da PM e da Polícia Civil em posse de criminosos, utilizadas em execuções.

Segundo as investigações, a FTO funcionava como uma empresa altamente estruturada, com fornecedores diretos na Colômbia e na Venezuela. Em menos de um mês, o grupo adquiriu cerca de R$ 8,4 milhões em drogas vindas do Amazonas.

De acordo com a major Laila, porta-voz da PMMG, a Operação Custos Fidelis reforça o compromisso das forças de segurança em desarticular financeiramente as redes criminosas que atuam no país.

SEM COMENTÁRIOS