“Não vamos permitir que o Rio de Janeiro vire um resort do crime”, afirma o governador Cláudio Castro
O Governo do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (12/11), a transferência de sete presos apontados como lideranças do Comando Vermelho para presídios federais de segurança máxima, após decisão da Vara de Execuções Penais (VEP). A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RJ), foi classificada pelo governo como “mais um duro golpe contra o crime”.
Em nota, o GovRJ destacou que a medida reforça o isolamento das lideranças criminosas, o enfrentamento ao crime organizado e o fortalecimento da segurança pública no estado.
O transporte dos detentos foi realizado sob forte esquema de segurança, com atuação do Serviço de Operações Especiais (SOE), do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e da Divisão de Busca e Recaptura (Recap), todos órgãos vinculados à Seap.
Os presos foram removidos da Penitenciária Laércio da Costa Peregrino, conhecida como Bangu 1, na Zona Oeste da capital, e levados até o Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, de onde embarcaram em uma aeronave da Polícia Federal com destino a unidades federais – cujos locais não foram divulgados por questões de segurança.
De acordo com a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, a transferência integra a Operação Contenção, deflagrada em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes e 113 prisões.
Em publicação nas redes sociais, o governador Cláudio Castro ressaltou:
“Sete presos já começaram a ser transferidos para presídios federais. Com essas novas remoções, já são 42 líderes criminosos transferidos do Rio de Janeiro no meu governo. O enfrentamento ao crime é permanente. Não vamos permitir que o Rio de Janeiro vire um resort do crime.”
Fonte: TV Super Canal