O detento Jerônimo Gonçalves Figueiredo, de 47 anos, foi encontrado inconsciente por colegas de cela do bloco A, no Ceresp de Ipatinga, na manhã deste domingo (8/2). Os presos informaram aos policiais penais que ele estaria passando mal e necessitava de atendimento médico.
De imediato, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e o detento encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canaã, onde o óbito foi constatado. O corpo foi posteriormente encaminhado ao Posto Médico-Legal (PML) para a realização de exames que irão apontar a causa da morte.
A reportagem solicitou uma nota oficial à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) sobre o caso.
NOTA
Informamos que todas as providências relativas ao óbito do preso Jerônimo Gonçalves Figueiredo, de 47 anos, foram adotadas pela direção do Ceresp Ipatinga. No último domingo (8/2), policiais penais foram acionados por colegas de cela de Jerônimo, que relataram que ele não se sentia bem.
Ao chegarem ao local, os policiais o encontraram inconsciente. Imediatamente, o preso foi conduzido a um hospital da rede pública, onde o óbito foi confirmado. Jerônimo Gonçalves Figueiredo havia sido admitido no Ceresp Ipatinga em 31/12/2025.
A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. No curso das apurações, os presos da cela serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar do Ceresp. As investigações criminais ficam a cargo da Polícia Civil.