Menino de 5 anos com déficit de atenção leva tapa no rosto e beliscão de funcionária de Cmei que se ‘irritou’ com ele, denuncia mãe

0
1259

Uma mãe denuncia que o filho de 5 anos, com déficit de atenção, transtorno opositor desafiador e transtorno de bipolaridade, foi agredido por uma funcionária no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tio Romão, em Goiânia. A mulher, que preferiu não se identificar, disse que o filho tem uma auxiliar que o acompanha, mas ela precisou ir ao banheiro, quando a outra assumiu o posto.

“Ela perdeu a cabeça, eu acho que ela tentou tirá-lo da sala e ele revidou que não queria sair. Aí ela deu um tapa na cara e beliscou ele. Fiquei sem reação. Quando a diretora me chamou, eu praticamente não argumentei nada. Fui pra casa e fiquei pensando o que eu ia fazer”, desabafou.

O nome da servidora não foi divulgado, por isso, o g1 não conseguiu localizá-la para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

O caso aconteceu na última terça-feira (19) e a mãe registrou o caso na Polícia Civil, que está investigando. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que a auxiliar de atividades educativas foi exonerada no dia do fato (veja nota completa no fim da reportagem)

Segundo a mãe, após a agressão, que aconteceu por volta de 12 horas, a diretora foi imediatamente chamada e colocou gelo no menino. Às 15 horas, a direção entrou em contato com a mãe e a chamou na unidade. O filho lembra detalhes de como aconteceu.

“Ele fala que a tia bateu na cara dele: ‘Mamãe, a tia bateu na minha cara e beliscou o meu braço. E aí, eu cuspi nela’. Ele fala que depois que ela fez isso, a outra tia chegou e já brigou com ela”, contou a mãe.

Em nota, o Conselho Municipal de Educação (CME) informou que vai se reunir com a instituição e com a família da criança, para “orientar e verificar as medidas e procedimentos adotados diante do ocorrido e se estão de acordo com a legislação e as normativas”. O Conselho Tutelar foi notificado (leia nota completa no fim da reportagem).

A conselheira tutelar Roselei de Sá Galhardo informou que a Secretaria Municipal de Educação está trabalhando para garantir direitos da criança e assistência para a mãe. A profissional detalhou o caso.

“No momento de fúria, da palavra ‘não’, ele foi pra cima dessa professora, que num momento extremamente despreparado, teve essa reação e da qual será punida”, disse.
Trauma

Abalada, a mãe disse que na última quarta-feira (20), deixou de ir ao trabalho para ficar com o filho, que não queria ir ao Cmei. Mãe solo, a mulher contou que não tem com quem deixar o menino, por isso conversou com ele e o levou para a unidade nesta quinta-feira (21).

“Eu levei, mas não sei como é que tá, mas ele não teve resistência de entrar. Eu expliquei pra ele que a tia não tava mais lá, que a tia tinha saído e que ele podia ficar tranquilo”, finalizou.
Ao g1, a mãe disse que há cerca de dois anos o menino faz acompanhamento médico e psicológico e usa medicamentos para o tratamento.

Nota – SME

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que imediatamente após tomar conhecimento do fato ocorrido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tio Romão, no dia 19/09, realizou o distrato da servidora e encaminhou a informação ao Conselho Tutelar.

A SME ressalta que convocou e orientou a família, além de pedir providências legais para o Conselho Tutelar.

NOTA – CME

O Conselho Municipal de Educação já está a par do caso. Irá se reunir com a instituição e com a família da criança, a fim de orientar e verificar as medidas e procedimentos adotados diante do ocorrido e se estão de acordo com a legislação e as normativas.

Até o momento as informações preliminares que o Conselho Municipal de Educação possui, são de que a SME tomou todas as medidas imediatas: Conselho Tutelar foi notificado, a mãe foi comunicada imediatamente após o ocorrido, ouvida e orientada e será lotado um novo servidor no lugar da Auxiliar de Atividades Educativas que foi exonerada.

Informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui