São Domingos das Dores confirma 3ª morte por Covid-19; paciente contraiu doença no hospital, diz Prefeitura

0
259

A Prefeitura de São Domingos das Dores confirmou nesta segunda-feira (29) o terceiro óbito de morador do município pelo novo coronavírus. 

Segundo o Executivo, a paciente era uma mulher de 57 anos, que foi internada no Hospital Irmã Denise CASU, em Caratinga, no dia 26 de maio devido às comorbidades que possuía e, no último sábado (27), foi transferida para a UTI da ala de Covid-19 do hospital após ser diagnosticada com coronavírus. 

Ainda de acordo com o município, a paciente contraiu a doença dentro do hospital e por isso a Secretaria de Saúde de São Domingos das Dores solicitou explicações à Secretaria de Saúde de Caratinga sobre a transferência de pessoas que não possuem a Covid-19 para o CASU, onde há risco de contaminação. 

Conforme boletim epidemiológico, a cidade com 12 casos positivos da doença, sendo que seis pessoas já se curaram. Outros 15 casos estão em investigação. 

O que diz o hospital

Sobre o caso, o Hospital Irmã Denise emitiu comunicado. Veja na íntegra: 

“Informamos que desde a data de 20 de março de 2020 o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), declarou o estado de Transmissão Comunitária Nacional para o novo coronavírus no Brasil. A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas. Uma vez que, os exames não são capazes de apontar a origem da contaminação, somente se é positivo ou negativo para a doença. 

Reiteramos o nosso compromisso com a segurança dos colaboradores e pacientes do Hospital Irmã Denise. Todos os protocolos recomendados estão sendo praticados, e por isso a taxa de contaminação profissional é baixa. Todos os colaboradores do hospital estão utilizando EPI’s adequadamente, os pacientes da área Covid-19 estão em isolamento. Realizamos testes em todos os funcionários semanalmente, mesmo os assintomáticos. Qualquer colaborador sintomático é testado com o PCR e imediatamente afastado. Se algum familiar de colaborador apresentar sintomas, o colaborador, mesmo estando assintomático, está sendo afastado e colhido o PCR. De maneira responsável e dedicada todas as medidas necessárias e exigidas estão sendo colocadas em prática diariamente na unidade para evitar qualquer tipo de contaminação.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui