Secretarias estaduais de saúde e de Segurança Pública assinam acordo para humanizar atendimento às vítimas

0
123
Foto: Agência Minas

Humanizar o atendimento das vítimas de violência sexual. Este é um dos principais objetivos do acordo assinado entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Segurança Pública.

O acordo prevê o treinamento pela Polícia Civil dos profissionais de saúde dos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizarem a coleta de provas e vestígios em pessoas em situação de violência sexual.

O novo procedimento amplia o atendimento não só a mulheres, crianças e adolescentes, mas qualquer pessoa vítima de violência sexual. Atualmente, esse protocolo é praticado em cinco hospitais de Belo Horizonte e em outras 20 unidades de referência no interior.

Com a formalização do acordo, o processo será ampliado para todo o Estado conforme o secretário de estado e de saúde Fábio Baccheretti.

O processo de elaboração do protocolo passou pela capacitação de um grupo inicial de profissionais de saúde e pelo desenvolvimento de um kit padrão de coleta de vestígios com todo material necessário para uso nos hospitais credenciados durante o atendimento inicial à vítima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui