Corpo de Bombeiros e fiscais de postura de Coronel Fabriciano fazem em conjunto a “Operação Alerta Verde”

0
1078


O 5º Pelotão de Bombeiros em ação conjunta com o a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Fiscalização e Postura, realizam neste mês de abril uma ação denominada “Operação Alerta Verde”, que tem como objeto principal a realização de vistorias em lotes vagos localizados na cidade, visando notificar os proprietários que possuem terrenos em situação irregular quanto a sua limpeza.

A ação tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção a Incêndios em lotes vagos na população e reduzir, consequentemente, o número de ocorrências de incêndio em lotes vagos no período crítico.

Com o encerramento do período chuvoso e a aproximação do período de seca, muitos lotes na cidade estão com vegetação alta, que com a ausência de chuvas tende a secar e se tornar alvos de incêndios, sejam eles criminosos ou com objetivo de limpá-los.

De acordo com o Novo Código de Posturas do Município de Coronel Fabriciano, os proprietários ou possuidores quaisquer título, de terrenos baldios ou não, são obrigados a mantê-los limpos e roçados, devendo a limpeza ser realizada a cada trimestre.

O proprietário ou o possuidor de terrenos que se encontram em situação irregular, será intimado para no prazo de 15 (quinze) dias efetuar a limpeza do terreno, cabendo a aplicação de multa correspondente a 51 (cinquenta e um) a 500 (quinhentos) UPFCF caso não seja atendida a intimação para a limpeza do terreno.As queimadas geram inúmeros malefícios à flora e fauna nativas, além de ser muito prejudicial à saúde e segurança da população, principalmente aos moradores das proximidades dos lotes afetados.

Diante disso, a Operação Alerta Verde surge como uma medida preventiva e mitigadora, com o intuito de analisar os potenciais locais de risco, antes do período crítico de estiagem, alertando a população quanto à importância da limpeza e cuidado desses locais vulneráveis suscetíveis ao incêndio.

Ouça a matéria com o Tenente Filipe Mendes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui