MPMG denuncia homem por extorsão, cárcere privado e tortura contra ex-companheira em Inhapim

0
78

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ofereceu denúncia contra um homem, atualmente com 45 anos, pelos crimes de extorsão majorada pelo emprego de arma, em continuidade delitiva, cárcere privado qualificado e tortura, também em continuidade delitiva. Os fatos investigados ocorreram entre 2015 e 2019, na zona rural de Inhapim.

De acordo com a denúncia, apresentada pelos promotores de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro e Igor Heringer Chamon Rodrigues, o acusado teria submetido sua então companheira a um longo período de violência doméstica, marcado por agressões físicas, ameaças, humilhações e controle psicológico.

As investigações apontam que, embora não exercesse atividade remunerada, o denunciado exigia que a vítima entregasse dinheiro para custear jogos de baralho com apostas. Para isso, utilizava violência e grave ameaça, inclusive com o uso de uma espingarda e de uma foice.

O Ministério Público também afirma que a mulher foi submetida, durante anos, a sucessivas agressões físicas como forma de castigo e intimidação. Entre os instrumentos utilizados nas agressões estaria um arame de cerca envolvido em pedaços de tecido.

Ainda segundo a denúncia, em 2019, o homem manteve a companheira e os cinco filhos menores do casal em cárcere privado, impedindo que deixassem a residência durante o episódio em que tentou matar a vítima. Por esse crime, ele já foi condenado pelo Tribunal do Júri a 31 anos de reclusão.

O processo tramitará na 2ª Vara Criminal da Comarca de Inhapim. Segundo o MPMG, a denúncia reforça o compromisso da instituição no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e na responsabilização de autores de graves violações aos direitos das vítimas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui