A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (4), a Operação Ponto Final, com o objetivo de desarticular um grupo investigado por promoção de migração ilegal, associação criminosa e outros crimes relacionados, na região Leste de Minas Gerais.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Os agentes buscam documentos, aparelhos eletrônicos, mídias digitais e outros materiais que possam contribuir para o avanço das investigações.
Segundo a PF, o grupo investigado atuaria há anos no aliciamento de pessoas interessadas em entrar ilegalmente nos Estados Unidos, cobrando valores elevados e, em alguns casos, recebendo veículos, imóveis e outros bens como pagamento.
Ainda conforme as apurações, algumas vítimas teriam sido submetidas a situações de vulnerabilidade durante o trajeto migratório. Também foram registradas denúncias de ameaças e cobranças indevidas.
A investigação continua para identificar todos os envolvidos, dimensionar a extensão do esquema e verificar a existência de possíveis beneficiários.
O nome “Ponto Final” faz referência ao objetivo da Polícia Federal de interromper a atuação do grupo e encerrar, segundo as investigações, um esquema que vinha se prolongando há anos e deixando vítimas na região.





Fotos: Divulgação da Polícia Federal





