Um menino de 4 anos, que é autista, está desaparecido desde domingo (6), na região de Salto Grande, em Ituporanga, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As buscas pela criança mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros e contam com apoio de embarcações, drone e militares especializados em operações aquáticas.
As comportas da barragem de Ituporanga foram fechadas nesta segunda-feira (7) para auxiliar nos trabalhos de localização do menino. A medida foi solicitada pelos bombeiros à Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, devido à proximidade da residência da família com o Rio Itajaí do Sul.
Segundo os bombeiros, a casa fica a aproximadamente 20 metros do rio. Uma câmera de segurança registrou a criança por volta das 12h35 de domingo. Os familiares iniciaram as buscas imediatamente e acionaram as equipes de emergência.
O fechamento das comportas começou na madrugada desta segunda-feira. Com a interrupção do fluxo de água, os bombeiros concentram as buscas no trecho do rio próximo à residência da família.
A operação conta com três embarcações, um drone, cinco bombeiros militares dedicados exclusivamente às buscas aquáticas e uma equipe de apoio em solo.
A previsão inicial era de que as comportas permanecessem fechadas até as 18h desta segunda-feira, podendo o período ser ampliado conforme o andamento das buscas e as necessidades da operação.
A barragem de Ituporanga é utilizada como reservatório de contenção de cheias e tem a função de regular o volume de água do Rio Itajaí do Sul, contribuindo para reduzir o risco de alagamentos em municípios do Vale do Itajaí.
O nome da criança não foi divulgado.
Fonte: G1





