Polícia Civil faz balanço da operação “Red House”, que culminou com prisões de bandidos do Vale do Aço ligados ao Comando Vermelho

0
1125
Divulgação da Policia Civil

Equipes de policiais civis lotados na 1ª Delegacia Regional, realizaram no Vale do Aço nesta terça-feira (6), a Operação “Red House”, à procura de criminosos ligados à organização criminosa do Rio de Janeiro Comando Vermelho. Os trabalhos tiveram início na madrugada desta terça-feira (6), no alto do bairro Bethânia, em Ipatinga, foram cumpridos oito mandados de prisão expedidos pela Justiça, cincoautores presos e 12 mandados de busca e apreensão cumpridos em desfavor de envolvidos em crimes de homicídio e contra o patrimônio.

Os presos são apontados como integrantes de uma quadrilha do bairro Bethânia ligada ao Comando Vermelho que se auto intitula BT 16. Conforme as investigações da Polícia Civil, a facção criminosa é responsável pelo tráfico de drogas, roubos e homicídios na região do Bethânia. Conforme o relatório apresentado pelo chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, Gilmaro Alves, os criminosos usavam rede social de WhatsApp onde a quadrilha trocava informações, enviava ordens do grupo organizado e mantinha até a escala de plantão dos integrantes.

Ainda conforme o delegado, a polícia já identificou toda a organização que era dividida em quatro frentes, todas com um chefe responsável adultos que eram divididas pela venda de drogas, menores recrutados eram para assumir a propriedade das drogas em caso de abordagem policial. O mapeamento de jurisdição de cada frente criminosa segundo apuração da Polícia Civil era a seguinte;

(1) “Graminha” comandava o tráfico no final da avenida Selim José de Sales.

(2) “ADF” comandava o tráfico de drogas na área da feira.

(3) ” MDC” praticava o tráfico no Morro do Cruzeiro.

(4) “PFB”, os traficantes ficavam em atividades no Ponto Final do ônibus do bairro Bethânia.

O lucro apurado pelas vendas de entorpecentes era dividido para os vendedores, para o chefe da frente e a terceira parte era destinada ao Comando Vermelho do Rio de Janeiro. Um dos cabeças, João Victor Gomes Rodrigues, de 27 anos, é procurado da Justiça. Ele chegou a ser preso após um assalto em uma joalheria no Rio de Janeiro, em 20 de abril de 2021. Mesmo preso comandava os integrantes da quadrilha no tráfico de drogas e roubos em Ipatinga e região.

Entre os homicídios praticados pelo grupo, o adolescente M.S.N.,de 16 anos, sentenciado à morte pelo grupo após ser apontado como traidor ao entregar celular com senha aos militares durante uma operação. 31 pessoas foram indiciadas, 11 estão presas. As investigações apontaram que há uma organização criminosa BT16 que é rival de um bando criminoso que age no Morro São Francisco, eles pretendiam usar o dinheiro arrecadado com um roubo para se armarem e tomar o morro rival. As investigações continuam e qualquer informação pode ser repassada pelos colaboradores através do 181 Disque Denúncia Unificado.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui